Se você tem uma empresa e não negocia absolutamente tudo para ela, você está perdendo dinheiro e muitas oportunidades.
Tudo o que precisa ser contratado para uma empresa funcionar bem precisa passar pelo crivo da negociação, e você não vai estar passando nenhuma outra mensagem para fornecedores, clientes, prestadores de serviço, funcionários, parceiros, que não seja "sou um profissional atento"!
O profissionalismo na administração e gestão de qualquer empresa, das menores até as multinacionais, precisa de um amplo poder negocial, sobre todos os aspectos de cada relação construída pela empresa.
Negociando você transmite, antes de qualquer coisa, atenção aos detalhes, reduzindo muito os problemas e afastando as pessoas erradas.
Com as técnicas adequadas para negociar você também contrata com mais atenção ao todo da empresa, pois, como você verá adiante, nada mais vai gerar conflitos dentro da empresa, pois você ficará acostumado a ligar os pontos e evitar choques com a gestão.
Vamos, então, ao passo a passo. A cada decisão, contratação, distrato, relação, que a sua empresa faz, siga esse roteiro:
Pesquise tudo que puder sobre a pessoa ou empresa do outro lado da relação.
Entenda quais são os interesses reais e as fraquezas da outra pessoa ou empresa.
Nunca comece uma negociação sem saber o que realmente a outra pessoa quer.
Em quais pontos aquela situação, vai impactar dentro da empresa?
Quais despesas essa situação vai gerar se der problema?
Quais problemas essa situação vai gerar se isso não for contratado?
Essa contratação vai ajudar a alcançar os objetivos de longo prazo da empresa?
Escute mais do que fale, e pergunte tudo que vier à mente.
Não tenha medo de parecer "bobo" ou "ignorante" ao perguntar sobre tudo, é na "bobice" que aparecem detalhes que geram os maiores problemas no futuro.
Defina seus limites financeiros e condicionais antes de contratar, antes de fazer qualquer pesquisa de mercado.
É você quem vai definir padrões e valores das contratações para a sua empresa - não caia em armadilhas.
Se a negociação for para resolver um problema, pense sempre no todo da empresa, e não somente sobre a relação e nos sentimentos que já gerou em você. O mais importante é tirar isso da frente e seguir com os seus negócios.
Nunca arrisque entrar sozinho em negociações mais complexas, pessoas que ficam mais distantes da questão terão sempre uma visão mais ampla e clara sobre as intenções e atos da outra parte.
Aplique isso a absolutamente tudo na sua empresa.
Em caso de dúvidas, entre em contato por meio do WhatsApp fornecido no nosso site.
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