A verdade precisa ser dita: o shopping não tem nenhum apreço pela sua loja, muito menos por você.
A relação com o shopping center, principalmente nos que são de fundos de investimentos, é pura e simplesmente comercial. Interesse econômico em locar espaços, e eles são rotativos.
A administração do shopping não está preocupada se o seu faturamento está baixo e você está devendo para o fornecedor ou para seus funcionários. O shopping não quer saber se o seu fiador é um familiar e o bem dado como garantia é o único que esse fiador possui.
O shopping não está ligando mesmo se você deve aluguel para ele, pois ele sabe que há garantia para cobrar. Ele não quer saber se você pegou a loja no osso, investiu milhares de reais, deixou a loja apta para aluguel e não obteve retorno. E vai ter que desistir e perder tudo!
O primeiro passo para reverter isso é aceitar essas verdades.
O segundo passo é se tornar tão profissional quanto o shopping e, em negociação, exigir do shopping o que realmente a sua loja precisa.
Para você exigir isso, você precisa de uma análise 'do todo':
1) Analise o shopping
Onde o shopping está localizado? Qual é a situação socioeconômica dos bairros em volta do shopping? Qual o tempo de funcionamento dele? Qual era a expectativa de mix? Quem são as lojas âncoras? Como é a disposição dos acessos às lojas? Como é feita a administração e prestação de contas?
2) Analise o público
Qual foi a promessa de atração de público? Qual é o real público que vai ao shopping? Quais as marcas que esse público carrega em suas sacolas de compras? Qual é o ticket que o público está disposto a pagar?
3) Analise sua loja
Como o seu mix se encaixa no mix do shopping? Você concorre ou complementa os produtos/serviços ofertados pelas lojas âncoras? No melhor mês de faturamento, qual é o seu lucro? No pior mês de faturamento, a loja se paga sozinha? Como está a sua gestão de funcionários? Os seus clientes são atraídos pelo shopping ou por ações de marketing feitas por você? Seus produtos possuem muitos concorrentes dentro do shopping e nas lojas no entorno?
4) Refaça seu plano de negócios e entenda suas necessidades
Depois dessas análises você será capaz de ter uma visão macro da sua operação. Agora você entenderá melhor suas necessidades: sua loja precisa de melhor localização? De mais ações de marketing do shopping? ou você precisa readequar seu mix? sua loja está no shopping certo?
O terceiro passo é ir negociar com o shopping, em posse dessas informações, os pontos que realmente farão a sua loja vender mais e, consequentemente, aumentar o faturamento!
E, se nada disso for suficiente, procure um advogado da sua confiança, que compreenda profundamente esse mercado, para buscar alternativas.
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