No universo das franquias existe um vocabulário próprio que, se não for muito bem compreendido, pode causar falhas graves na comunicação e acarretar prejuízos para os franqueados.
Aqui vai a nomenclatura e também o real significado daqueles termo que podem fazer você pensar outra coisa... porque "a franquia dará todo o suporte" não é bem assim.
Royalties: são pagamentos regulares que o franqueado faz à franqueadora, calculados como uma porcentagem das receitas brutas ou vendas mensais. Esse pagamento é destinado a compensar a franqueadora pelo uso contínuo de sua marca, tecnologia, sistemas operacionais e suporte. Em troca, o franqueado recebe o benefício de acessar e operar sob um modelo de negócio estabelecido e comprovadamente bem-sucedido, incluindo assistência contínua em marketing, treinamentos e desenvolvimento de produtos.
Taxa de Franquia: Valor inicial pago pelo franqueado para entrar na rede de franquias. Esse pagamento geralmente cobre o direito de usar a marca e o know-how, além do treinamento inicial. É uma troca, se você pagar e não receber, pode tentar o reembolso, mas geramente não é reembolsável, mesmo que o negócio não inicie efetivamente. Por isso vale à pena negociar muito bem esse contrato inicial.
Circular de Oferta de Franquia (COF): Documento legal que deve ser fornecido pela franqueadora ao franqueado potencial no Brasil, contendo todas as informações essenciais sobre a franquia, incluindo obrigações legais, histórico da empresa, litígios existentes e condições financeiras. Trata-se de um documento prévio, ou seja, tem que ser entregue pela franqueadora ao franqueado ANTES de assinar o contrato ou fazer qualquer tipo de pagamento.
O Território Exclusivo: Área ou região onde o franqueado tem o exclusivo direito de operar, sem concorrência de outras unidades franqueadas da mesma marca. O que vai exigir do franqueado atenção contínua ao que está acontecendo na franqueadora, abertura de novas unidades e preferência na aquisição de lojas próximas a sua.
Know-how: Conjunto de conhecimentos práticos e informações proprietárias que são transferidos do franqueador para o franqueado, permitindo que este opere o negócio de forma eficiente. Mas não se trata de rotinas de gestão detalhadas, a franquia dá as diretrizes e a forma de prestação de contas para ela, mas não entrega a gestão financeira, conferência de documentos, contabilidade e controle do negócio, isso precisa ser desenvolvido pelo franqueado.
Capital de Giro: Montante de dinheiro necessário para cobrir as operações do dia a dia do negócio, além do investimento inicial, taxa de franquia ou royalties, ou seja, você precisa dispor de mais capital do que a franquia fala que você precisa pagar e isso vai acontecer por meses até o negócio ter ritmo e gerar ele mesmo esse capital.
Ponto Comercial: Local físico onde a franquia será operada. A escolha do ponto comercial é crucial para o sucesso da franquia, especialmente em setores como varejo e serviços. Não deixe essa escolha nas mãos exclusivas da franquia, desenvolva olhar crítico sobre esse item e faça a análise independente do local. E se o local for dentro de um Shopping Center, o cuidado precisa ser redobrado, porque o contrato com o shopping também é um contrato de risco, e o aluguel também pode ser uma porcentagem sobre as suas vendas, exigindo mais cuidados nos cálculos de viabilidade do negócio.
Retorno sobre Investimento (ROI): Métrica financeira utilizada para avaliar a rentabilidade do investimento na franquia, calculando quanto tempo levará para o franqueado recuperar o valor investido. E geralmente as previsões da franqueadora não se verificam na prática, por isso considere sempre alguma meses a mais na sua conta, eu sugiro pelo menos mais 6 meses.
Mestre Franqueado: Franqueado que obtém os direitos de sub-franquear uma marca em uma região específica, muitas vezes responsável por desenvolver a marca naquela área. Se você for eleito para essa modalidade de franqueado, saiba que você terá muito mais responsabilidades e metas a cumprir do que lucro efetivo nos negócios, pos isso, esse tipo de negócio precisa ser três vezes mais negociado com a franquia, ou o seu prejuízo será multiplicado.
Unidade-Piloto: Loja ou operação própria do franqueador que serve como modelo de negócio e campo de testes para novos produtos e estratégias antes de serem implementadas em toda a rede de franquias. AQUI PRECISAMOS DE ATENÇÃO! Visite presencialmente essa unidade, pesquise na região há quanto tempo aquela loja existe ali de verdade, e acompanhe o fluxo de pessoas lá, ANTE DE ASSINAR O CONTRATO OU FAZER QUALQUER PAGAMENTO. E se essa unidade fechar, cuidado, é o modelo que o seu negócio vai seguir.
"a franquia dará todo o suporte": para quê? Não vai ser para toda a dministração do seu negócio, não! Vai ser só sobre o produto ou serviço e sobre a prestação de contas que você terá de prestar mensalmente para cálculo dos Royalties, o resto é com você!
Esse é um negócio validado: Para quem? Onde? Com qual tamanho? Com quais obrigações legais? A que distância dos centros de distribuição de matéria-prima ou insumos? Com qual tipo de gerência? Com quantos funcionários? Com qual quantidade de horas do franqueado em acompanhamento? Com qual tecnologia? A validação de um negócio sempre acontece sob determinadas condições, se você não operar a unidade sob essas mesmas condições, os resultados poderão ser bem diferentes.
Esses são só alguns dor termos e cuidados que o candidato a franqueado precisa saber e ter ao investir em uma franquia. O Vocabulário para Franqueados pode ser ainda mais extenso. No nosso blog temos mais informações a respeito do tema.
Me conta quais você desconhecia ou achava que significava outra coisa.
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