Se você é um empresário atingido pelos desastres naturais no Rio Grande do Sul, essa mensagem pode te ajudar a recomeçar.
Vamos aos fatos e, no final, à solução.
Os desastres são naturais, e a força da natureza é inevitável, mas sabemos que as consequências desses desastres poderiam ter sido minimizadas se os governos exercessem seus papéis com mais responsabilidade e efetividade, não é mesmo?!
Mais uma vez, fica nas nossas mãos nos salvarmos, salvarmos a sociedade e reconstruirmos tudo que foi perdido. E é sobre isso que quero falar contigo. O que vemos é o Poder Público fazendo o mínimo, tanto na prevenção quanto nos resgates, nos abrigos e nas iniciativas pós-desastre.
E, ao mesmo tempo, vemos a iniciativa privada fazendo até o que ela nem deveria fazer, por falta de treinamento, correndo perigo, mas fazendo.
Empresários se unem e resolvem, o Poder Público decide em reunião extraordinária (em horas extras pagas pelos contribuintes), como vai aprovar uma Medida Provisória para aprovar a utilização de aeronaves do governo no salvamento de vítimas... ou seja, quando a ajuda chegar já não precisaremos mais dela.
Mas o que vem depois é o que mais nos preocupa, não é mesmo?
Reconstruir, retomar, limpar tudo, comprar de novo, plantar de novo, produzir de novo, pagar impostos novamente pela nossa produção... E é aqui, nesse momento, que pretendo contribuir ainda mais. Como reconstruir?
Empresários e sociedade que perdem tudo assim, perdem o sono fazendo o levantamento mental de tudo que se foi, e quase enlouquece para encontrar formas de refazer tudo, para então seguir a vida.
Mas é aqui que mora o grande segredo, para quem precisa reconstruir sua vida e sua empresa.
O grande erro, nesse momento, é justamente buscar formas de refazer o que perdeu, para retomar de onde parou, reconstruir a casa do jeito que era, voltar a ter a vida que tinha, mas essa não é a solução.
A solução, após um revés tão grande, é refazer a vida, mas com as novas conexões que se constroem a partir de agora. Fazer diferente. O que geralmente é mais “fácil” do que buscar o que definitivamente se perdeu.
O Brasil e o Mundo olham para o RS agora, a solidariedade está a flor da pele de muitas pessoas. Tem muita gente aberta a conversar, trocar ideias, dar orientações, abrir portas.
Minha Mensagem aos Empresários Gaúchos (Enchente RS 2024) é: não pare para refazer o que você perdeu, peste atenção a sua volta e veja quem pode te ajudar e a quem você pode ajudar. A semente do novo está pertinho de você. Empresários que precisam de orientação ou simplesmente ajuda para decidir o que é mais urgente fazer, estou á disposição.
Comments