ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

O termo ESTRATÉGIA, se formos pesquisar seu significado literal, o primeiro significado sempre se relaciona a artifícios militares e à “arte da guerra”.


substantivo feminino

  1. militar (termo) arte de coordenar a ação das forças militares, políticas, econômicas e morais implicadas na condução de um conflito ou na preparação da defesa de uma nação ou comunidade de nações.

  2. militar (termo) parte da arte militar que trata das operações e movimentos de um exército, até chegar, em condições vantajosas, à presença do inimigo.

  3. Arte de usar os meios disponíveis ou as condições que se apresentam para atingir determinados objetivos.


Esse viés militar é porque um dos primeiros usos do termo estratégia foi feito há aproximadamente 3.000 anos pelo general chinês Sun Tzu, que afirmava que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”. (IMAGINAÇÃO)


Sun Tzu foi um general, estrategista e filósofo chinês, principal nome relacionado à escola militar de filosofia chinesa. Ele é mais conhecido por seu tratado militar, A Arte da Guerra, composto por 13 capítulos de estratégias militares. Depois de perder a guerra do Viatnã, os EUA incorporaram o estudo do livro no seu exército.


E se formos observar o empreendedorismo chinês… ele trava verdadeiras guerras e vence!


Estratégia empresarial é a definição de que ações devem ser tomadas hoje para acionar planos de ação de médio prazo, com base no estudo do passado, da situação presente e de perspectivas do que está por vir, para alcançar os resultados desejados no futuro (longo prazo).


Sempre quando falamos em estratégia empresarial, estamos falando de grandes resultados a longo prazo, partindo do que já aconteceu, do que estamos fazendo e do que queremos ou imaginamos construir.


Pessoa estratégica é aquela que consegue coordenar seus recursos, de modo a alcançar seus objetivos com mais facilidade e obter sucesso.


Meios / recursos disponíveis;

Situações / condições atuais;

Definir ações imediatas;

Fazer planos de médio prazo;

Colocar em prática planos de médio prazo a partir das ações imediatas;

Para alcançar os objetivos de longo prazo.


Curto Prazo - 1 ano

Médio Prazo - 2 a 5 anos

Longo Prazo - 10 anos


Para ser estratégico dentro de uma empresa:

  1. Conhecer a empresa, o setor que ela atua, a concorrência...

  2. Entender a construção dos documentos e processos internos que podem ser aplicados.

  3. Estar disposto a tratar e entender as pessoas com as quais a empresa se relaciona - dos sócios aos parceiros, passando pelos colaboradores, consumidores, fornecedores, o estado…

  4. Estudar constantemente modelos de negócios.


Como toda atividade profissional, suas características específicas requerem a observância de leis específicas que apresentam limites, os quais, se ultrapassados, vão derrubar a sua estratégia.


2 visualizações0 comentário

©2008 por BRUM PINHEIRO ASSESSORIA JURÍDICA.