EMPRESÁRIO, POR FAVOR, COMETA ERROS!

Não falo isso para precisar me contratar para consertar, é juntamente o oposto. Te aconselho a se planejar para errar, errar muito, barato e nunca nas mesmas coisas. Por quê? Para a sua empresa crescer. Só com as tentativas, entre erros e acertos, é que o empreendedorismo se desenvolve e o empresário obtém sucesso.

E conte todos eles em seu grupo de apoio, network, para outros empresários que estejam dispostos a fazer o mesmo, compartilhar seus erros. Porque também aprendemos com o erro alheio, e aprender assim é bem mais rápido e barato do que com os próprios erros.

Veja que não me refiro a erros por negligência, desconhecimentos necessários ao empreendimento, erros técnicos, contábeis ou burocráticos, nesses assuntos é obrigação sua buscar auxílio e não errar.

Estamos nos referindo aos erros relacionados exclusivamente às tentativas de acertar o produto ou o serviço, experimentos de entrega, formas de satisfação ao cliente, estabelecer o seu diferencial frente à concorrência, etc., os quais envolvem projetos e pesquisas.

Se formos estudar a história de casos de sucessos no empreendedorismo, vamos nos deparar com empresas que fizeram mais de 300 projetos de inovação para que uns 3 ou 4 dessem certo, os outros 296 ou 297 foram necessários e fundamentais para o sucesso dos 3 ou 4 que foram finalizados.

Mas para que isso funcione, a sua empresa, ou você que vai começar um negócio, precisa se planejar e estar financeira e psicologicamente preparado para enfrentar esse período mais intenso de mais erros do que acertos. Estruturas financeiras, societárias, trabalhistas, comerciais, consumeristas, tributárias, contábeis, precisam estar bem montadas para que a empresa não sucumba nos erros.


1 visualização

©2008 por BRUM PINHEIRO ASSESSORIA JURÍDICA.