Vejo muitos clientes assinarem contratos e depois se darem conta de que não era bem isso que eles tinham entendido que estavam contratando. Nesse momento vem aquela fala de qualquer advogado "deveria ter me procurado antes".
Mas a pressa do dia a dia geralmente não permite chamar um advogado para verificar contratos mais simples.
Por isso aqui vão algumas dicas para você verificar antes de assinar:
O título do contrato, tem que ser exatamente o nome do que vinha sendo falado que estava contratando. Muitos contratos de previdência privada, por exemplo, são, na verdade, seguros de vida que não dão retorno. ou, nas empresas, contratos de crédito, leasing, etc., trazem mais coisas "escondidas".
No começo do contrato, onde estão os dados das partes, confira se tem os dados de contato de todos os envolvidos, principalmente e-mail e telefone. Se der problema conseguimos notificar as pessoas e fazer acordos de forma muito mais fácil e rápida.
No "Objeto do Contrato", onde está descrito o que está sendo contratado, cuide para que todos os detalhes sejam colocados, nem que para isso precisa de mais cláusulas ou até um anexo. Quanto mais detalhado, mais poderemos cobrar da outra parte.
Prazos para pagamento e valores precisam estar claramente descritos. Se você não entender, não assine.
Multas, tem que ter a previsão para as duas partes do contrato, para você e a outra pessoa ou empresa. Geralmente vem multa só para você, se a outra pessoa não cumprir não acontece nada.
Faça questão de cláusula de sigilo no contrato, para a outra pessoa ou empresa ter a obrigação de não passar seus dados para mais ninguém.
O mais importante: tudo o que foi conversado antes do contrato precisa estar nele. A maioria dos problemas com contratos acontecem porque nem tudo que foi falado antes foi para o contrato, e quando isso acontece você fica muito prejudicado.
Se você cuidar desses itens básicos, certamente estará protegido da maior parte dos problemas que podem ter nos contratos, ou, pelo menos, facilitar eventuais processos para cumprimento do contrato ou até a anulação dele.
Mas, caso tenha assinado um contrato sem cuidar disso tudo, olhou agora e viu que tem coisa errada, saiba que quanto antes você procurar um advogado, mas chances você tem de reverter a situação, mesmo que o problema ainda não tenha acontecido.
Em caso de dúvidas, entre em contato por meio do WhatsApp fornecido no nosso site.
Comments