Todo empreendimento, seja qual tamanho for, precisa de uma análise minuciosa. Se for dentro de um Shopping Center, essa análise é mais necessária ainda.
Empreendedores acabam se endividando e até indo à falência porque levam suas lojas para o shopping sem ter conhecimento de todos os impactos administrativos-jurídicos que a relação gera.
Por isso, trouxemos 5 pontos que você precisa analisar, antes de empreender dentro de um shopping:
1) No fim do ano, toda loja paga 13º pro shopping também
Sabe aquele faturamento de fim de ano? Junta o período de Black November com Natal, e sua loja triplica o faturamento. Dá um quentinho no coração, né? Pois é, mas o shopping cobra 13ª (e alguns até 14ª) da locação.
E como isso impacta no seu plano de negócios? Você precisa se planejar. Fim de ano seu faturamento aumenta, assim como seus gastos.
2) Nem sempre você tem que obedecer o MIX imposto pelo shopping
E se você precisar reorganizar sua oferta de produtos? Nem sempre você deve obedecer o MIX imposto pelo Shopping, mas lembre-se: isso deve ser feito da forma correta, com orientação jurídica!
3) As lojas pequenas (satélites) pagam o condomínio das lojas grandes (âncoras)
Sim, você paga para a Renner estar no shopping. Mas você pode usar isso ao seu favor! Busque vender para o mesmo público das lojas âncoras do shopping. Ofereça um produto que complementa o mix da loja âncora.
4) As lojas nunca devem unir forças para negociar com o shopping
Isso deve acontecer só nos bastidores! Sim. E nunca, em hipótese alguma, marque para se reunir com outros lojistas na praça de alimentação do shopping. Vocês podem ser acusados pelo shopping de motim. Sim, motim.
5) Nunca fale ou negocie com o shopping sozinho
As negociações precisam, além de superar as dívidas, gerar segurança jurídica para o lojista, serem bem analisadas e formalizadas. Caso contrário você ainda poderá piorar a sua relação com o shopping, abrir mão de direitos sem saber e acabar gerando problemas maiores que os que você foi resolver.
Comments